Antárctica

Quem Descobriu Realmente a Antártida?

Duzentos anos depois da descoberta da Antártida, o continente continua a ser venerado não só para fins de exploração científica, mas também por ser um local de aventuras e perigos gelados. Mas quem descobriu realmente o novo continente? Esta questão depende da forma como definimos “descobrir”. A descoberta pode ser atribuída a uma expedição russa – no dia 27 de janeiro de 1820 – ou a uma expedição britânica três dias mais tarde.

No início do século XIX, os exploradores estavam à procura de um enorme continente no sul, chamado Terra Australis Incognita, ou terra austral desconhecida. Acreditava-se que esta vasta massa de terra “equilibrava” a terra do Hemisfério Norte. Mas as primeiras tentativas para encontrar o continente fracassaram. Durante a sua segunda viagem, o comandante James Cook passou três anos a tentar encontrar o continente, de 1772 a 1775. A expedição levou Cook e os seus homens até ao Círculo Antártico, mas o comandante acabou por desistir.

Ler mais

 

Ao contrário do que muitos pensam, o polo sul da Terra não é apenas um oceano de água congelada, mas ele possui também um continente que é chamada de Antártica ou Antártida, sendo as duas grafias corretas na língua portuguesa, embora uma seja mais utilizada no português do Brasil e outra no português de Portugal, respectivamente.

Antárctica

Os animais mais conhecidos do continente antártico são os pinguins, das mais variadas espécies, sendo os animais que servem de símbolo do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *