Quem Descobriu Realmente a Antártida?
Duzentos anos depois da descoberta da Antártida, o continente continua a ser venerado não só para fins de exploração científica, mas também por ser um local de aventuras e perigos gelados. Mas quem descobriu realmente o novo continente? Esta questão depende da forma como definimos “descobrir”. A descoberta pode ser atribuída a uma expedição russa – no dia 27 de janeiro de 1820 – ou a uma expedição britânica três dias mais tarde.
No início do século XIX, os exploradores estavam à procura de um enorme continente no sul, chamado Terra Australis Incognita, ou terra austral desconhecida. Acreditava-se que esta vasta massa de terra “equilibrava” a terra do Hemisfério Norte. Mas as primeiras tentativas para encontrar o continente fracassaram. Durante a sua segunda viagem, o comandante James Cook passou três anos a tentar encontrar o continente, de 1772 a 1775. A expedição levou Cook e os seus homens até ao Círculo Antártico, mas o comandante acabou por desistir.
Ao contrário do que muitos pensam, o polo sul da Terra não é apenas um oceano de água congelada, mas ele possui também um continente que é chamada de Antártica ou Antártida, sendo as duas grafias corretas na língua portuguesa, embora uma seja mais utilizada no português do Brasil e outra no português de Portugal, respectivamente.