Um jovem reconheceu um idoso a quem lhe pergunta:
- – Lembra-se de mim?
- – E o velho diz que não. Então o jovem diz que foi o seu aluno. E o professor pergunta:
- – E o que você está fazendo?
- – Sou professor
- – Ah, que bom como eu?
- – Sim, eu me tornei mestre porque você me inspirou a ser também como você
- Depois pergunta ao tipo quando o inspirou a ser mestre. E o aluno conta a história:
” um dia, um amigo meu, também estudante, chegou com um lindo relógio novo, e eu decidi que queria isso para mim e roubei-o, tirei-o do seu bolso. Pouco depois meu amigo notou o roubo e reclamou para você (Mestre). Então você, dirigiu-se para a aula:
– o relógio do vosso colega foi roubado. Quem o roubou que o devolva.
Não o devolvi porque não queria fazê-lo. Depois você fechou a porta e disse a todos que se colocassem de pé e que iria a um por um para procurar nos bolsos de todos até encontrar o relógio. Mas disse a todos que fecharem os olhos, que faria isto com os alunos com os olhos fechados…
Todos fecharam os olhos e você foi de bolso no bolso e quando chegou ao meu encontrou o relógio e o tomou. Continuou você procurando em todos, e quando acabou, disse: ‘ abram os olhos. Já temos o relógio ‘.
Você não me disse nada. Você nunca mencionou o episódio. Nunca disse quem tinha roubado a ninguém.”
E nesse dia você salvou a minha dignidade para sempre. Foi o dia mais vergonhoso da minha vida. Mas também foi o dia que a minha dignidade se salvou de não me transformar em ladrão, má pessoa, etc. Nunca disse nada. Nem me deu apenas uma lição moral. E recebi a mensagem. E eu entendi que isso é o que deve fazer um verdadeiro educador se lembra desse episódio, mestre?
E o professor responde:
– Lembro-me da situação, do relógio roubado, procurei em todos, etc. Mas não te lembrava. Porque eu também fechei os olhos enquanto procurava.
Isto é a essência da docência.
Espectáculo…grande lição… mesmo quando se está velho “já não me lembro” o aluno está consciente para relatar os acontecimentos com o professor…
Bom artigo enquanto a aula decorreu o trabalho apareceu…Mas ainda poderá ser melhorado. Boa continuação.
Boa tarde professora Luísa, na altura não deu para fazer mais, visto que, tinha que estar com atenção à aula nova matéria e ao mesmo tempo, fazendo o artigo. Com a continuação vai melhorar.
Não se esqueça de me enviar as aulas para o meu mail, unis.infowebrosa@gmail.com
Ainda não recebi a informação de nenhuma aula.
Abraço
Fernando Rosa
Estive aqui a rever os seus artigos. Quando pretende remeter para um link,ler mais, aqui deve-se editar (lápis), opções, abrir noutra página, tudo isto para que o site não perca a navegabilidade.Lembre-me na próxima aula para rever este assunto. Bom trabalho.