O Carnaval, também chamado de Entrudo, é um período de festa e divertimento iniciado numa terça-feira, 47 dias antes da Páscoa.
Embora não se tenha certeza do significado da palavra Carnaval, acredita-se que o termo vem do latim carnis levale, traduzido como “adeus à carne”.
Não se sabe verdadeiramente como surgiu a festa e, por isso, várias comemorações são tidas como precursoras dessa festividade.
Nesse texto, você vai descobrir 8 factos que provavelmente não conhecia sobre a origem e história do Carnaval em Portugal e no mundo.
1. No carnaval mesopotâmico, o rei era humilhado e chicoteado
Segundo estudiosos, duas celebrações realizadas no ano novo e início da primavera, para comemorar a fecundidade da terra, têm aspetos semelhantes com o dia de Carnaval, pois em ambas é possível observar a troca de papéis na sociedade.
Durante as Saceias, um prisioneiro tinha a oportunidade de se vestir como rei e aproveitar os benefícios dessa posição. Ao chegar o final da festa, o cativo era executado.
Um outro ritual realizado era para demonstrar submissão ao deus mesopotâmico Marduk. A divindade era exaltada com a humilhação do rei vigente e, por isso, o monarca era chicoteado em frente à estátua do deus em seu templo.