A verdadeira história do Dia da Mãe
Como talvez saibas, o Dia da Mãe foi oficialmente criado pela norte-americana Anna Jarvis, que perdeu a sua mãe em 1904. Mas a História do Dia da Mãe começou muito antes, há mais de 2000 anos!
A história do Dia da Mãe
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da Primavera, na Grécia Antiga. Estes festejos eram em honra da Deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os deuses desta cultura.
Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “O Domingo da Mãe”, dedicado a todas as mães inglesas. Nesta época, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões.
Assim, no Domingo da Mãe, os criados tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe. Sabias que a primeira vez que se falou realmente num dia especial só para mães foi nos Estados Unidos em 1872?
Belo artigo data comemorativa especial. Continua a ser o único a manter estes artigos, pelo menos faz relembrar datas que para muitos fica no esquecimento. Obrigado e Parabéns.
Boa noite, Professora Luísa
Espero que estejam todos de boa saúde, obrigado pelo seu comentário, vou treinando para não esquecer o que me ensinou o que agradeço.
Continuação de boa saúde para toda a Família.
Cumprimentos para todos
Fernando Rosa