História do Windows

Sua evolução durante 35 anos

Inicialmente mal recebido, o Windows foi evoluindo ao longo dos anos até dominar completamente o mundo da computação pessoal.

À 35 anos atrás a Microsoft, até então mais conhecida pelo sistema operacional usado no IBM PC e compatíveis, o MS-DOS, lançou um produto chamado Windows. Seu objetivo era facilitar o uso do computador graças a um conceito e ferramenta revolucionários: a inteface gráfica e o mouse. Em vez de memorizar e digitar comandos complexos, bastava apontar para opções na tela.

Não foi um sucesso imediato, mas ao longo de vários anos e múltiplas versões o sistema foi crescendo e conquistando espaço, até dominar completamente a computação pessoal. Não faltam alternativas, como o Linux e Mac OS, mas para muitas pessoas o Windows é sinônimo de “PC”, e é inconcebível que um possa existir sem o outro.

Neste artigo vamos contar um pouco desta longa jornada, relembrando as versões passadas do Windows e seus principais destaques. Vale notar que vamos falar apenas das versões para computadores domésticos. Existe toda uma outra linha do tempo para o Windows NT, voltado para o mercado corporativo, além do Windows Server, para servidores. Isso sem falar nos sistemas operacionais para dispositivos móveis, como o Windows CE e Windows Phone.

Ler mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *