Neto de Açorianos (Almirante)

Um Açoriano desafia a China

Neto de açorianos à frente do porta-aviões que desafia a China 

Antepassados do comandante do USS Theodore Roosevelt vieram de Pico, Flores e São Miguel e o almirante nasceu em Falmouth, onde há mais de um século existe uma comunidade luso-americana.

Batizado com o nome de um presidente americano do início do século XX , o porta-aviões USS Theodore Roosevelt está neste momento no mar da China do Sul em missão de proteção da liberdade de navegação. E quem comanda o navio é o almirante Doug Verissimo, nascido no Massachusetts, um luso-descendente.

"Depois de algumas pesquisas, pude confirmar a ancestralidade açoriana de Doug Verissimo. A família veio de Pico, Flores e São Miguel para Falmouth no virar do século XX, via New London e New Bedford", diz o antropólogo Miguel Moniz. Foi por sugestão de Onésimo Teotónio Almeida, professor na Brown e grande figura dos estudos luso-americanos, que contactei o investigador do ISCTE, professor visitante FLAD/Brown no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros em 2019-2020.

Falmouth fica bem perto de New Bedford, uma das cidades mais portuguesas do Massachusetts. E New London, situada no Connecticut, também não é longe. Tal como Providence, onde fica a Brown, e que faz parte do estado de Rhode Island. Como os antepassados de Verissimo, a maioria da comunidade portuguesa na Nova Inglaterra tem raízes nos Açores, mas há continentais, por exemplo algarvios em Provincetown, outra terra americana onde não faltam bandeiras verde e vermelha nas fachadas.

Ler mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *