Menopausa

Atendendo a que a esperança de vida da mulher em Portugal é de 82,6 anos, estima-se que um terço da sua vida seja passada na menopausa. Hoje é o Dia Mundial da Menopausa.

A menopausa é definida como o cessar da menstruação resultante da perda de atividade folicular ovárica que ocorre na mulher por volta dos 51 anos. Atendendo a que a esperança de vida da mulher em Portugal é de 82,6 anos, estima-se que um terço da sua vida seja passada na menopausa. Segundo a Pordata existirá cerca de dois milhões e meio de mulheres em idade de menopausa em Portugal.

Embora seja um acontecimento fisiológico traz algumas consequências a curto, médio e longo prazo que poderão ser sentidas ou não pela mulher e que exige por parte do médico uma resposta adequada. As consequências a curto/médio prazo são aquelas que mais preocupam as mulheres e são a principal causa de pedido de consulta e de apoio. Destas fazem parte a sintomatologia vasomotora (calores, afrontamentos, fogachos) mas também as alterações do humor e do sono, dificuldades de concentração, dores osteoarticulares e as perturbações génito-urinárias.

Ler mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *